Histórico:
|
No início dos anos sessenta, o então Pastor Gottfried Rode, de Nova Santa Rosa, visitou algumas famílias no interior do município de Santa Helena. Após a sua morte, alguns anos se passaram até que algumas famílias, vindas do Rio Grande do Sul, procuraram o Pastor Gustavo Altmann de Marechal Cândido Rondon, para que as visitasse esporadicamente. No dia 24 de Fevereiro de 1968 o Pastor Altmann, juntamente com o Pastor Valerius Schultz, visitaram as famílias da comunidade de Santa Helena e a Igreja decidiu mandar o primeiro pastor a Santa Helena, na pessoa do Pastor Samuel Fink, recém formado no Seminário na Argentina.
No dia 9 de Junho de 1968, com a posse do Pastor Samuel, nasceu a Paróquia de Santa Helena, com uma grande expectativa de crescimento, o que também aconteceu. Porém, no início da década de 80, com a construção da Usina de Itaipú, muitas terras foram inundadas e nossas famílias indenizadas; muitos tiveram que se mudar de Santa Helena, o que causou um decréscimo no número de famílias.
Em 1996 a paróquia de Santa Helena foi dividida com a criação da nova paróquia de Itaipulândia. Hoje a paróquia de Santa Helena é composta por 4 comunidades e 2 pontos de pregação. Mantém além dos cultos e estudos bíblicos, trabalhos com senhoras, jovens, crianças e coral.
Atuaram na paróquia de Santa Helena os pastores: Samuel Fink, Lauro Schumann, Arnaldo Lenz, Edevino Assenheimer, Rudi Müller e desde 1991 está sendo pastoreada pelo pastor Valdemiro Fiedler.
|